top of page

O QUE É SER TERAPEUTA HOLÍSTICA?

Atualizado: 14 de mar. de 2023

O QUE É SER TERAPEUTA E O QUE É TERAPIA HOLÍSTICA?

Ser um Terapeuta Holístico (a), é tornar-se um (a) profissional que trabalhará com terapias holísticas, e as práticas integrativas e complementares, essas terapias têm uma visão holística da saúde humana.

Terapia é basicamente uma função de amor, e o amor somente flui quando não há ego. Você só pode ajudar o outro na medida em que você não é egoísta. No momento em que o ego entra, o outro se torna defensivo. O amor não é agressivo, ele ajuda o outro a permanecer vulnerável, aberto, não defensivo. Portanto, sem amor não há terapia. Terapia é uma função de amor, logo, o ego não pode ajudar, você pode até mesmo destruir o outro. Em nome da ajuda você pode inclusive obstruir o seu crescimento.


Os cursos de formação em Terapia Holística são livres, pois não há nenhuma legislação AINDA para normatizar a profissão como Terapeuta Holístico, nem regulamentação sobre qual formação para ser terapeuta é necessária, haja vista que, existem várias técnicas alternativas e complementar (PIC – Política Nacional de Práticas Integrativas do SUS).


O termo “holístico” vem do grego holus, que significa todo, inteiro. Desse modo, dentro dessa visão, o indivíduo é tratado de forma global – o TODO do ser humano, considerando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético.


A terapia holística reconhece que a dor física não é somente um sintoma, mas sim um ser inteiro e, estimula ao cliente a buscar melhoras para o seu TODO, por meio da mudança do estilo de vida: Alimentação adequada/orgânica, atividades físicas, sono adequado com qualidade, amizades e relacionamentos em todas as áreas NÃO tóxicos, praticar a meditação, olhar para dentro de si para eliminar pensamentos e sentimentos negativos e outras práticas saudáveis.

Portanto, um dos benefícios da terapia holística inclui promover uma vida mais saudável, com longevidade, harmonização e cura interior.

Há várias técnicas dentro das terapias holísticas como: Reiki, EFT (Limpeza das Emoções Negativas), Cristais, Meditação, Massagem, Numerologia, Cromoterapia, Constelação Familiar, Florais, Radiestesia, Acupuntura, e muitas outras.

Com foco no tratamento do todo que compreende a complexidade de uma pessoa, a Terapia Holística se apresenta como uma alternativa para várias abordagens, com excelentes resultados.

  • Acredita em nossa capacidade de autoequilíbrio.

  • Considera a saúde em todos os seus campos/aspectos: físico, emocional, mental, energético, espiritual.

  • Foca nas causas raízes/origens das dores e problemas. Não trata somente sintomas.

  • É um tratamento preventivo e de livre acesso natural as suas práticas/técnicas.

  • Sua comprovação científica é ser reconhecido pela OMS – no Brasil pelo M. Saúde e pelo M. do Trabalho como Profissão.

  • Proporciona autoconhecimento, clareza, despertar da consciência, bem-estar e conexão espiritual/Divindade Cósmica.

  • É praticado por profissionais habilitados/certificados.

  • o terapeuta faz uma anamnese para descobrir os aspectos que necessitam ser trabalhados no paciente/cliente. O profissional não concentra sua atenção nos sintomas físicos, mas na origem deles, já que, para ele, o tratamento deve começar de dentro para fora, e não no externo, isto é holística, essa é a prática correta de um terapeuta.

Para além do estresse, irritabilidade, outros problemas que as diversas terapias holísticas podem tratar são: ansiedade; distúrbios alimentares; dores; falta de clareza mental; depressão; transtorno bipolar; síndrome do pânico, Tabagismo/álcool e outras drogas.

SAIBA que: Dentro de você, existe uma fonte inesgotável de força, poder e coragem. Saiba ativar e usar com sabedoria e amor, pensando no TODO, porém, antes curando a si mesmo (a), pois nós somos dotados de energia vital, logo as terapias funcionam.


DESEJAR SABER MAIS SOBRE O QUE É ENERGIA REIKI, SISTEMA ARCTURUS E HO'OPONOPONO? CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:




A Terapia Holística é a utilização de várias técnicas, algumas milenares outras modernas, nas quais auxiliam na cura de pessoas que estejam sofrendo em razão de determinado problema, seja ele físico, emocional, mental ou espiritual.

Deixo aqui, algumas das habilidades primordiais, das quais o terapeuta holística deva ter ou desenvolver, para que o cliente se sinta segurança, confiante, acolhido e confortável no seu atendimento:

A ética e sigilo é essencial. Acolher a pessoa sem julgar, sua opinião pessoal não diz respeito ao cliente. Ter empatia e respeito imprescindível, colocar-se no lugar do outro com escuta ativa, paciente e com total concentração, preste bem atenção ao relato, queixas e informações (a energia vibra mediante as informações). Lembre-se da laicidade, não trabalhamos e opinamos em religião, o trabalho é espiritual, emocional, energético. Desenvolver visão holística na saúde é fundamental para compreender melhor os aspectos trazido pela pessoa. Tenha inciativa em seu dia a dia, seja proativo e produtivo, busque ser atualizar, não permita ficar obsoleto, as práticas são milenares, portanto a tecnologia, inovação e transformação digital, deste mundo contemporâneo, interferem no comportamento humano, provocando mais e mais adoecimento, estresse, afetando muito mais a saúde mental, emocional e logo, a física. Paciência e comunicação não violenta é a atração, nesta acolhida humanizada, desta maneira é possível fidelizar o cliente e este ser o seu maior marketing.


CLIQUE NA IMAGEM E SEJA DIRECIONADA PARA O CURSO REIKI TURUS HOPONO. A JORNADA TRANSFORMACIONAL PARA SUA VIDA E DA HUMANIDADE. BASTA TER AMOR E DESEJO DE COLABORAR PARA O BEM ESTAR DO PLANETA TERRA, ALINHANDO-SE E SINTONIZANDO-SE A DIVINDADE CÓSMICA, O CRIADOR DA CURA DE TODOS OS MALES, DESDE QUE SEJAMOS MERECEDORES E PELA NOSSA NECESSIDADE HUMANA.

Falando um pouco da Energia REIKI: O Reiki é uma transferência de energia cósmica que auxilia no equilíbrio energético do paciente/paciente. O terapeuta Reiki canaliza a energia vital universal e transfere ao cliente através da imposição das mãos, dos olhos, do sopro e da mente. O terapeuta impõe as mãos no campo energético do paciente (chacras) e contribui para acalmar o corpo, aliviando sintomas de estresse, depressão, ansiedade, insônia entre outros males/acometimentos. É primordial que, o reikiano esteja vibrando amor incondicional, pois assim a energia flui com maior rapidez e eficiência. Lembre-se: A energia é inteligente e sabe onde agir, não necessita ser manipulada.

A Terapia REIKI, passou a ser difundida pelo mundo, após a recomendação da Organização Mundial da Saúde - OMS, em 1983.

Neste contexto, o Brasil veio a reconhecer essa terapia em 2007, classificando-a como Atividades de Práticas Integrativas. Portanto, somente no ano de 2017, o Reiki foi incluído como uma prática integrativa na tabela de procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na categoria de ações de promoção e prevenção em saúde.

O propósito desta prática é acabar mesmo com o problema em sua origem/causa raiz, onde na maioria das vezes, é emocional, mental e até mesmo espiritual. Portanto, a terapia holística é um complemento à medicina tradicional e não deve jamais querer substitui-la e vice-versa. Lembrando-se sempre que: De obter a autorização da pessoa para aplicar a energia REIKI ou outra prática alternativa.

Atuação do profissional terapeuta holística: Sabendo-se que essa profissão tem diversas formas de abordagem, o terapeuta holístico pode atuar em inúmeras áreas. Veja algumas: tratamento da dependência química; aconselhamento pessoal; geriatria; crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizado; clínicas particulares; sistema de saúde público; ensino; hotéis e empresas.


Os profissionais, não são obrigados a se credenciar em nenhuma associação, uma vez que, a profissão AINDA não é regulamentada. Portanto, caso queira se credenciar na Associação Brasileira do setor (ABRATH), este exige práticas comprovadas e documentação pessoal, além da conclusão do Ensino Médio. Busque o que melhor lhe atender, caso queira dá esta credibilidade e visibilidade em teu serviço ofertado.



Saiba que: Terapia Holística é uma excelente prática alternativa de assistência à saúde humana, as plantas e animais. E como profissão, atividade que está em forte crescimento em razão dos males enfrentados pela humanidade, pandemia covid_19, no qual afetou muito mais a instabilidade emocional das pessoas, aumentando a ansiedade e outras patologias mentais e emocionais. Bem como, a insônia provocada devido ao uso excessivo da luz em aparelhos celulares e outros( uso abusivo da internet), levando assim, a busca constante pelo resgate e/ou melhoria da qualidade de vida humana.

Alguns Princípios: O amor incondicional e apoio é o curador mais poderoso. Em última análise, somos responsáveis pela nossa própria saúde e bem-estar. Todas as pessoas têm poderes inatos de cura. Sua biografia se torna sua biologia, revelando e curando sua ferida. A maior parte da humanidade estar acostumada a olhar para fora de si mesmo, esquece que a conexão verdadeira desta tecnologia avançada, está entre seu EU Superior/Interior com a Sua Divindade Cósmica – o CRIADOR do Universo, pois somos UM SÓ CORPO.

Para tanto, importante saber: O terapeuta é um ser humano, e lidará com pessoas que possuem crenças esmagadoras e outras dificuldades, ao iniciar/longo do tratamento. É imperioso o tratamento também de si, cuidar, buscar ajuda e evitar ao máximo pensar que é super-herói, mulher maravilha. Fato na vida que não somos heróis, nem vítimas e nem vilões, aprendi isso com a PNL. Cuide-se.


CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE TERAPEUTA HOLÍSTICA REIKI.

Então após realizar o curso REIKI ou outro alternativo, começar a praticar será seu compromisso, para assim sentir-se seguro e experiente, familiarizando-se com as técnicas. E mais, faça Benchmarking – pesquisa de referências. Procure outros terapeutas holísticos com qualificações e conhecimentos semelhantes aos seus e pesquise – quanto eles ganham? Quanto estão cobrando? Como fazer e proceder para iniciar a clinicar, atender e ofertar seu serviço. Dialogue com seus colegas, conhecidos, amigos, familiares e até pacientes e futuros clientes. Quanto eles estariam dispostos a pagar pelos serviços? E o que sua intuição lhe diz? Qual preço parece justo cobrar?

A terapia holística é um segmento que vem crescendo muito e tem grande potencial de lucratividade.

A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para Terapeuta Holístico está sob o código 3221-25, porém, ela não tem reconhecimento por Lei regulamentadora e órgão fiscalizador.

O CNAE de Terapeuta holístico é 8690-9/01, que compreende “Atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana”, e pode ser usado para abertura de empresas, e não como MEI.

Terapeuta holístico pode ser MEI apenas como organizadores de eventos e cursos. Para esse caso o CNAE de Terapeuta Holístico é 8230001, identificado como “promotor(a) de eventos independentes: serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas”.


Qual é a renda estimada de um terapeuta holístico como profissional autônomo? A média mensal pode variar e as consultas podem ir de R$80 a R$300 ou até mais. É de acordo as técnicas utilizadas, a duração da consulta, e também o nível de formação do terapeuta, pois há muito terapeutas com várias formações de nível superior (médicos, enfermeiros, psicólogos, administradores, tecnólogos, técnicos etc.). Muitos trabalham por conta própria, atendendo em suas próprias casas, em domicílio, em salas alugadas ou em parceria com espaços terapêuticos. Cada um possui a sua realidade a ser considerada.

A faixa salarial do Terapeuta Holístico fica entre R$ 1.500,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.977,09, sendo que R$ 1.544,78 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil. salario.com.br terapeuta holística - Pesquisa Google



FAÇA seu marketing digital e presencial. Agregue valor a si e ao próximo. Esta é uma excelente área para quem possui em si o propósito e a missão de ajudar o planeta terra, a humanidade e colaborar para a conexão ou reaproximação, entre o ser humano e a Divindade Cósmica- o CRIADOR do Universo. Vamos pacificar, harmonizar e transmutar as energias negativas, gerando saúde, equilíbrio e paz na terra unida ao Céu. Seja LUZ. SER DE LUZ. Gratidão. ALOHA. Namastê.



Torna-se primordial que, ao escolher seu terapeuta, busque ao máximo conhecê-lo bem, informar-se sobre seus reais conhecimentos e sua capacidade, a sua verdadeira trajetória e experiência nessa área de tratar as pessoas e seus problemas. Se esta pessoa é solidária, compreensiva e humanizada. Não busque pessoa perfeita, pois não irá encontrar. Apenas um terapeuta que tenha uma ação humanizada e de respeito alheio.

E caso você, queira tornar-se um terapeuta holística e, não tenha essas habilidade desenvolvidas, estou aqui para LHE ajudar neste processo.

COMIGO #DESENVOLVER-SE. Magda Soraia Delfino - Mestre REIKIANA – Palestrante #Mentora Master Treinadora #Comportamental/ Master Coach Trainer International e Master PNL. https://lkt.services/transforme-SER


FICOU COM DÚVIDAS SOBRE O QUE É REIKI, ARCTURUS E HO'OPONOPONO?! CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E SAIBA MAIS.




CLIQUE NA IMAGEM E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE TERAPEUTA HOLÍSTICA REIKI.



No Oriente, o terapeuta não tem que fazer nenhum trabalho, ele tem de tornar-se apenas um veículo para a energia de Deus. Ele tem somente que estar disponível como um bambu oco, para que Deus possa fluir através dele. O curador deve ser simplesmente uma passagem.


Aprenda psicoterapia, aprenda todos os tipos de terapias. Saiba tudo o que é preciso saber, mas não se prenda a isso. Fique disponível para que Deus possa fluir através de você. Deixe-O ser a fonte da cura e da terapia. Isto é o amor. O amor relaxa o outro. O amor dá confiança ao outro. O amor banha o outro, cura suas feridas.



Enfim, é fundamental deixar bem claro aqui que, dentro do paradigma holístico e até mesmo no âmbito legal, o profissional terapeuta holístico não é nenhum médico ou doutor, e que neste contexto ele não prescreve receita ele recomenda, jamais diagnostica a pessoa a ser cuidada e sim avalia, analisa as disfunções e não as doenças, analisa os desequilíbrios energéticos, predisposições. Da mesma maneira que, não utiliza jamais medicamentos alopáticos, apenas recomenda, remédios naturais, essências, fitoterápicos, florais, mantras, extratos, massagens, mudanças de hábitos alimentares, atividades físicas, práticas de meditação e boas relações. A terapia holística deve ser complementar ao tratamento médico em caso de doenças instaladas no corpo físico.


ENTÃO, conhece alguém que gosta de ajudar pessoas e necessita capacitar-se, aperfeiçoar, ou até formar-se em Terapeuta Holística e ter uma profissão, uma das que mais cresce com esta onda de pandemia que não passa e somente nos assusta mais e mais? Dê um vale presente para esta pessoa desenvolver-SER de maneira humanizada com as práticas eficazes de amor universal, as energias que "curam".




Um bom terapeuta holístico não se diz ser por ter se formado, mas sim por compreender a importância da HUMANIZAÇÃO, do cuidado centrado a vida humana, ao planeta e a conexão com a Divindade Maior - o CRIADOR. Encontrar estes terapeutas é raro. Forme e se reforme, para cuidar bem de si e das pessoas.




"Nenhum líder vai nos dar a paz, o que vai nos dar a paz, é a transformação interior, que nos conduzirá a ação exterior. A transformação interior não é isolamento, desistência de ação exterior, ao contrário. Só pode haver ação correta, quando há pensamento correto, e não existe pensamento correto, quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, não existe paz”. Tulku


 




💥Vem COMIGO #DESENVOLVER-SE.  Magda Soraia Delfino - Mestre REIKIANA - #Mentora Master Treinadora #Comportamental.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page