top of page

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPO DE COVID_19.

Atualizado: 12 de mai. de 2021

Os reflexos da inteligência emocional no campo profissional e pessoal.

Olá Pessoal,


Vamos abordar sobre a inteligência emocional, no campo profissional e pessoal?!

Então, vos pergunto o que é INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Sabemos que, o autor Best Seller- PhD Daniel Goleman, na década de 90, publicou seu livro sobre este tema de total importância para o SER HUMANO, conhecer o que é, e aprender a dominar suas emoções. Ao desenvolver essa habilidade da I.E a pessoa torna-se capaz de lidar melhor consigo mesmo e com o outro, lidar com as suas emoções e entender às das pessoas no qual se relaciona. Consequentemente, a chance de sucesso, bem estar e harmonia aumentam muito mais em diferentes aspectos de nossas vidas.

Posso aqui afirmar que, há diferentes interpretações sobre a inteligência emocional, por ser um assunto tão vasto e complexo, porém já evidente que tem tudo haver com gerir suas emoções, identificar seus sentimentos, principalmente os de fúrias, raiva, medos, frustações, amor, alegria, gratidão dentre outros bem como, aprender contê-los sentimentos negativos, apatia a fim de evitar conflitos nas relações interpessoais. Neste contexto, ao aprender a identificar sentimentos bons ou ruins, podemos compreender melhor as pessoas e suas emoções, comportamentos, sentimentos e atitudes de maneira empática. Quanto mais, aprendemos a relacionar com nosso interior, mais vivenciamos a espiritualidade e alcançarmos resultados eficazes em nossas atividades pessoal e profissional.

Já dizia nosso pai da administração Peter Drucker “Contrata pelo currículo, demite-se pelo comportamento.” Hoje as empresas, não mais apenas contratam pela experiência/capacidade técnica, segundo os estudiosos. Pois seus estratégicos sabem que, para alcançar sucesso nas organizações, baterem metas e manterem no topo ou pelo menos no mercado competitivo, a inteligência emocional tem demostrado ser a mais importante que o quociente de inteligência racional (QI). Lógico que ter um excelente QI colabora e muito na resolutiva das questões de engenharias e demais nas quais exigem uma grande capacidade de raciocínio e concentração. Certo?!


Portanto, a I.E está alinhada às relações humanas, tais como: saber se comunicar bem com as pessoas, clientes, fornecedores, colaboradores, hierarquia, empatia, a habilidade social/relacional, no poder da decisão, na união entre equipe/colaboradores, gerenciamento de clima organizacional, saber dizer não, manter os princípios da ética, ser adaptável e outros.

Nos dias atuais, com o cenário da pandemia covid_19, muito tem se exigido do capital humano em todas as áreas. A pandemia trouxe maiores incertezas das quais já estavam vivenciando com a transformação digital, o mundo VUCA. Posto isso, a ansiedade, o estresse, ter que controlar as emoções, o pânico, a insegurança, o medo exposto nos rostos das pessoas, dos colaboradores das equipes.


O que fazer? O que irá acontecer? Como gerenciar a crise covid_19 e manter-se produzindo com qualidade e eficácia? Como negociar prazos e entregas com fornecedores e clientes? Como quitar os boletos, as notas, as faturas? Como executar pagamentos dos funcionários? Como arcar com as despesas fixas? Bom, estas e inúmeras outras dúvidas pairaram na cabeça humana, em cada circunstância e setor da economia mundial. Como lidar com a tecnologia? Ou a falta delas para manter-se em produção? Então caro leitor, são muitas indagações que são veem sendo administradas desde março de 2020, onde a organização mundial da saúde – OMS, declarou a pandemia, e estados, municípios começaram a decretar isolamento, distanciamentos sociais, fica em casa, fecha comércios, para-se as atividades informais, não essenciais, lock down, fecha, não fecha e vuvo vuco louco, começaram-se as mortes até hoje (maio/2021), falta de respiradores, corrupções, desinformações, politicagens, falta de afeto, respeito, direção, lideranças eficazes, viralização de más informações - truncadas, fakes News, só tragédia.


Enfim, como gerenciam as emoções, os sentimentos, comportamentos e tomam-se decisões equilibradas pensando no bem estar da humanidade, da família, da empresa, da cidade com foco em saúde, economia, produtividade, qualidade e sobrevivência?! Haja coração e pressão arterial, e muito controle mental, emocional e espiritual para dá respostas educadas e pacientes.


Para fechar esse assunto tão polêmico e essencial a este novo normal de vida, te pergunto:

O que fazer para tornar-se uma liderança de alta performance, com resiliência, assertividade, temperança, visão sistêmica, equilíbrio, maturidade, melhorar a confiança em si e nos outros, enfrentar a concorrência? Para poder garantir qualidade no atendimento ao cliente, lidar com as críticas, promover a satisfação dos colaboradores, liderar equipe home office/trabalho remoto? Para ter compreensão das necessidades dos outros, lidar com pressão, cobranças, críticas, garantir as metas da empresa e sua lucratividade, promover a mudança, a flexibilidade entre as equipes para acompanhar a realidade e treinar e desenvolvê-las?


Assista a LIVE (14/5/2021) no LINK abaixo e assim, você saberá quais os caminhos a percorrer e não adoecer neste cenário incerto que muito se exige que tenhamos uma inteligência emocional bem amparada em suas técnicas para sobrevivermos e gerar resultados exponenciais para nossas relações interpessoais/ambiente de trabalho e organização. Ao dominar a I.E, controlando as emoções e seus os sentimentos, palavras e ações muitos conflitos, desavenças serão evitados, trabalhando em si a ansiedade e insatisfações cotidianas. COMO trabalhar as emoções para que seus reflexos não sejam danosos em nossas relações pessoal e profissional, de tempestades e exaustão? Vem conosco!

ESTE É O GRANDE DESAFIO, desenvolver tais habilidades, se transformar, moldar-se. Não é tão fácil, requer disciplina, admitir, autoconhecimento para haver mudança verdadeira em seus comportamentos e assim melhorar o reflexo da I.E em seu campo pessoal e profissional. ASSISTA ao vídeo: https://youtu.be/JN1eNOyvqJc ou quer ser atendido por uma Mentora Especializada no assunto e poder alavancar em sua performance? CLICA AQUI: https://www.delfinomaster.com.br/


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page